Reportagem - Futebol gaélico

Futebol gaélico é uma mistura excitante de futebol e rugby

LivrEsportes - Hortolândia/SP - 03/12/2010  0 comentários



Quem disse que futebol não se joga com as mãos? Pois é! O mundo da bola tem outro estilo de se jogar futebol. É o futebol gaélico, uma versão irlandesa do futebol com base de adeptos muito leais. Coisa de irlandês! Descrito como uma mistura de futebol e rugby desenvolveu-se como um jogo diferente, similar à progressão do futebol australiano.  Os jogadores marcam pontos chutando a bola na rede ou por cima do travessão e através das colunas, em jogadas com muita velocidade e agilidade.

A bola usada no futebol gaélico é redonda, um pouco menor que a usada no futebol, e pode ser levada na mão por uma distância de quatro passos, dando ao jogo uma emoção diferente do futebol.  O Croke Park, o quarto maior estádio da Europa, é novamente a sede do futebol gaélico, e o estádio incendeia-se num dia de desafio.

Essa modalidade de futebol é jogada por times de 15 jogadores, em um gramado retangular com traves em forma de "H" localizadas no fim do campo. O objetivo principal é marcar gols, conduzindo a bola com as mãos, numa sequencia com chutes e socos. O time com maior pontuação no fim da partida ganha.

Jogadores podem avançar no campo com uma combinação de carregar a bola, e fazer uma embaixada e pegar a bola novamente, chutar e passar a bola com os pés ou mãos para os companheiros de time. As partidas têm duração de 60 minutos, divididas em dois tempos de 30. Há também um goleiro que, como no futebol, utiliza uniforme diferente do resto da equipe. As regras modernas do jogo foram definidas em 1887.

No  futebol gaélico o principal torneio é chamado All-Ireland Senior Football Championship.  Times da República da Irlanda, como da Irlanda do Norte, e região da ilha que ainda pertence ao Reino Unido, participam da competição.

Segundo a CAA -Gaelic Athletic Association (Associação Atlética Gaélica) durante o domínio britânico naquela ilha e a diáspora irlandesa (que fez a população da ilha cair de 10 para 3 milhões de habitantes), a modalidade quase foi extinta. No final do século XIX um empresário nacionalista de Dublin financiou um campeonato para incentivar a sua prática entre os mais jovens. A popularidade do esporte foi, com isso, reconquistada.

Um esporte de orgulho nacional
No início da década de 1920, durante a guerra de independência da Irlanda, soldados ingleses em resposta a um atentado contra oficiais de inteligência do exército britânico –  entram no estádio de Croke Park, em Dublin, durante um jogo de futebol gaélico. Resultado: foram mortos 13 torcedores e 1 jogador da equipe local, episódio que ficou conhecido como um dia de terror . Desde então, nenhuma outra modalidade , ainda mais inglesa poderia ser jogada naquele estádio. Mas isso só viria a aumentar a paixão do irlandês pelo seu futebol, o gaélico.

É um esporte praticado apenas por amadores, muito longe de se tornar profissional. A Federação conta com o apoio de empresários e do governo da República da Irlanda. O estádio de Croke Park é um dos maiores e mais modernos do mundo. A sua arquitetura combina vanguarda ao passado da Irlanda, ao não cobrir e assentar um dos setores do estádio, conhecido por “Hill 16″, em memória aos caídos do levante popular da Páscoa de 1916, durante a 1ª Guerra.

Regras básicas do futebol gaélico
  • Pegar na bola diretamente do chão usando apenas as mãos. É obrigatório o uso do pé neste caso;
  • Andar quatro passos sem soltar a bola ou fazer jogadas individuais, isto é, a bola ser tocada pelo mesmo jogador duas vezes;
  • Passar a bola sobre a cabeça do adversário ultrapassá-lo e captá-la novamente do outro lado (“chapéu” do futebol);
  • “Enquadrar” a bola, uma regra controversa: se, no momento em que a bola entra na pequena área, já se encontra um jogador de ataque dentro da mesma, então um lance livre é apontado a favor da equipe que estava defendendo;
  • Trocar de mão: levar a bola da mão direita para a esquerda, ou vice-versa.

Compartilhe:
  • Twitter
  • MySpace
  • Facebook
  • Orkut
  • Digg
  • Delicious
  • Buzz Yahoo
  • Technorati
  • Live
  • Google Bookmark

 Todas as reportagens já publicadas.

publicidade

É necessário o flashplayer para visualizar.

Get Adobe Flash player



Opinião do Leitor

Não há comentários, seja o primeiro!

 

publicidade

Deixe sua opinião, preencha os campos abaixo:

Nome:

E-mail: (não será divulgado)

Sua opinião:

Digite as letras da imagem na caixa abaixo:





LivrEsportes - Revista Digital de Esportes - Todos os direitos reservados 2009-2010 - Desenvolvido por AP1! Comunicação - Marketing Digital